.


Análise de Documentos – O Registro do Imóvel

Publicado em 08 de Junho de 2016 às 09:21 AM

O registro do imóvel

Já diz o ditado, só é dono quem registra. Pode ser clichê, mas é a verdade. Uma pessoa só deve dizer que realmente é dona de determinado imóvel se houver o registro dele em seu nome. O que mais acontece no mercado imobiliário são situações em que o não registro do imóvel causa sérias dificuldades para compradores. Por isso, esse aspecto da aquisição imobiliária deve ser levado muito a sério e com especial atenção por parte do corretor de imóveis, pois dele surge toda a segurança jurídica da negociação. Uma venda que parece concretizada, pode ser desfeita e com grandes prejuízos se a unidade não for registrada como manda o protocolo.

Leia mais...

Leia Mais[+]

Alienação Fiduciária?

Publicado em 07 de Junho de 2016 às 04:30 PM

O mecanismo que se tornou essencial para a solidez do mercado imobiliário

A alienação fiduciária de bens imóveis serve para garantir qualquer dívida, independente de sua natureza, e pode ser instituída em favor de pessoa física ou jurídica.

Na prática, o instituto da alienação fiduciária é a transferência da propriedade de um bem móvel ou imóvel do devedor ao credor para garantir o pagamento de uma dívida. Ocorre quando um comprador adquire um bem a crédito. O adquirente do bem transfere a sua propriedade ao agente financeiro, pelo período que durar o financiamento. Foi instituída pela Lei nº 9.514/97.

Leia mais!

Leia Mais[+]